É imperativo para todos que esta pandemia do coronavírus venha trazer grandes mudanças na forma como vivenciamos o mundo. Portanto, quando esta crise terminar, podemos vir a descobrir que houve alterações fundamentais na maneira como trabalhamos, como nos relacionamos e como organizamos os nossos espaços de trabalho. Aproximamo-nos do regresso condicionado ao quotidiano e, todos esperamos encontrar no nosso local de trabalho um ambiente seguro, que nos permita trabalhar sem a preocupação de sermos contaminados ou contaminar os outros. Para que isto seja possível existem diversas frentes que têm de ser trabalhadas diariamente por forma a manter este vírus fora dos nossos espaços de trabalho e lazer, nomeadamente:
Antes da ocupação dos Espaços Lazer e Trabalho
Desinfeção completa das unidades principais de climatização geral do tipo UTA / UTAN dos Sistemas de Climatização
- Aplicação de produtos de ação de higienização / desinfeção no interior dos equipamentos, intervenção inicial de choque e manutenção semanal da tarefa de forma a manter as unidades livres de vírus, bactérias e fungos.
Aplicação de purificadores de Ar em áreas definidas para desinfeção do ar respirável pelos colaboradores
- Quando possível instalação de equipamentos de purificação de ar, aconselhável a locais fechados com uma maior concentração de pessoas, ex. Call Center.
Aplicação de sistemas de medição de temperatura corporal
- Sendo indicado e, desejado para o espaço, como medida suplementar de garantir a sanidade das pessoas que acedem aos locais, garantindo o cumprimento do regulamentado em termos de proteção de dados.
Contagem de pessoas em tempo real
- Instalação de sistemas de contagem de pessoas, com informação em tempo real, podendo disponibilizar a informação remotamente e/ou em painel informativo.
Desinfeção completa das instalações
- Realização de nebulizações com produtos desinfetantes.
Após da ocupação dos Espaços Lazer e Trabalho
Gestão dos Sistemas de Climatização
- Aumentar o caudal de Ar Novo e Extração nos Edifícios, forçando os equipamentos a trabalhar num regime superior, se possível 24h/dia;
- Abrir as janelas dos edifícios (se possível) para permitir uma maior renovação de ar nos espaços;
- Desligar os sistemas de recuperação térmicas nos equipamentos de AVAC do tipo UTA / UTAN / Recuperador de Calor.
- Aumentar o caudal de extração das casas de banho, tornar essa área uma zona de pressão negativa.
- Desligar as unidades de climatização terminal do tipo ventilo convector, unidade terminal, split, de forma a minimizar a recirculação do ar interior.
- Desinfeção das unidades principais de climatização geral do tipo UTA / UTAN, aplicação de produtos de higienização / desinfeção no interior dos equipamentos – semanalmente;
- Aplicação de purificadores de Ar em áreas definidas para desinfeção do ar respirável pelos colaboradores.
Manter a Distância Social
- Criar áreas de circulação amplas para uma circulação com as devidas distâncias.
- Salas de reuniões, através da redução da capacidade dos referidos espaços.
- Distanciamento social, possivelmente através do intervalar dos postos de trabalho.
- Aplicação de divisórias entre postos de trabalho.
- Implementar horários presenciais por turnos dos colaboradores para não sobrecarregar os locais de trabalho.
Intensificar os Serviços de Limpeza
- Devem ser criadas rotinas de limpeza com reforço de higienização quer dos postos de trabalho, quer das áreas comuns disponíveis para os colaboradores;
A upK está disponível para esclarecimento de todo o tipo de dúvidas e necessidades que possa ter perante o arranque das suas instalações para o regresso a uma nova normalidade.